Seguidores

domingo, 23 de fevereiro de 2020

A MINHA VOZ, POR PAULO FREIRE

Em 1921, Pernambuco, nascia Paulo Freire, educador brasileiro, considerado um dos maiores pensadores da pedagogia mundial.    Por seu empenho em ensinar os mais pobres, tornou-se um modelo inspirador para gerações de professores, mundo afora.
Ele prega que a educação não seja neutra.   Ela pode ser um instrumento que permita a interação com a ideologia e manutenção do sistema vigente.  Numa outra perspectiva, pode ela tambem ser libertaria, na medida em que a sociedade, criticamente, atue com os dados da realidade, na tentativa de promover mudanças estruturais.  
Eu, Freire, coloco que há, claramente, uma tentativa de se calar a voz humana.  A escola sem partido é o derradeiro estímulo para que não haja produção do pensamento, principalmente entre a classe mais desfavorecida.   Ao pobres, a total ignorancia e, como resultado, sua capitulação àqueles que os mantêm reféns, por não lhes oferecerem alternativas.   Oprimidos se tornam amordaçados por opressores, num processo que nos levará a um retrocesso socio político sem precedentes.
Quiçá a reputação mundial que, modestamente, adquiri, possa exercer alguma forma de pressão para que possamos deter o obscurantismo que se abate sobre o Brasil, especialmente na área da educação.
Hoje, agradeço. A escola de samba Águias de Ouro, em São Paulo, venceu o carnaval, e me elegeu, honrosamente, como seu tema.  É nossa esperança de que o Brasil esteja mudando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário